Curiosidades sobre Animais

- A toupeira-de-água ( uma espécie ameaçada) prefere a água doce e é muito diferente da sua prima que vive debaixo da terra. Esta toupeira tem uns pêlos especiais, achatados, que se encaixam uns nos outros , quase como telhas de um telhado, ficando assim com uma cobertura quase impermeável. Pode ser encontrada nos rios e nos riachos.

- Os mochos e as corujas são aves de rapina nocturnas que caçam na escuridão, deslocando-se entre as árvores. Assim, as penas da extremidade das asas são esponjosas e abertas para tornar o voo silencioso e, deste modo, surpreenderem as presas.

- A chita é o mais rápido corredor existente na terra, capaz de atingir 110km/h, numa pequena distância. Possui uma coluna vertebral e articulações muito flexíveis, que lhe permitem uma passada muito larga, em relação ao seu tamanho.

- A avestruz é demasiado grande para voar. As suas asas são reduzidas e não apresenta quilha. Mas as fortes patas, com dois dedos apoiados no solo, fazem com que esteja bem adaptada à corrida, podendo correr a cerca de 70km/h.

- A libélula, vulgarmente conhecida por libelinha, é o insecto mais rápido, voando a cerca de 50km/h.

- Muitos peixes possuem um órgão chamado bexiga - natatória, parecido com uma bolsa cheia de gás, cuja função é ajudar o animal a flutuar.


Mariana Mendes J.
8º1ª

0 comentários:

Enviar um comentário